©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

Você sabe os riscos de usar software ilegal em sua empresa?


Empresas lidam com custos e seu capital tem que suprir muitas coisas, deixando muitas vezes alguns detalhes de fora, como, por exemplo, os softwares que serão utilizados eventualmente em algum processo. Alguns acabam sendo gratuitos, mas a maioria das licenças são caras ou, mesmo que mais em conta, não foram pensadas na hora de programar o orçamento. Isso leva tais empresas a recorrerem aos softwares irregulares.


E bom, se você acha que a possível multa pelo uso irregular é o único problema, vamos te explicar que não é bem assim.


A organização criada para representar os fabricantes de softwares - a BSA – realizou uma pesquisa no Brasil e chegou à conclusão de que 46% dos softwares utilizados aqui não são devidamente licenciados, o que soma cerca de 1,7 bilhões de reais em programas ilegais.


Na grande maioria das vezes, o uso de software ‘pirata’ é feito sabendo das consequências do crime, porém se esquecem das outras ameaças que esse uso pode trazer.


E como funciona um software ilegal?


Um software ‘pirata’ é assim chamado por tem seu código alterado para ignorar e repelir tentativas de verificação de autenticidade da fabricante. Porém, esta alteração pode causar alguns efeitos colaterais durante o uso do software.


Quando o assunto é modificação de código, não há garantia de que os crackers utilizados não estejam programados para dar acesso à recursos exclusivos de seu PC. Outro ponto importante é o fato de uma vez que não há atualização de versão, não há correção de bugs – comuns em todos os softwares, mesmo que sutis – e isso tira o seu direito a suporte em caso de erros mais graves.


Outro ponto recorrente e que não podemos deixar de lado, é que a busca e instalação de tais softwares podem te dar acesso a mensagens e páginas que simulam conteúdos reais para enganar usuários desavisados e desatentos e induzir a instalação de softwares maliciosos, podendo causar captura e roubo de dados pessoais.


E, claro, não podemos esquecer as consequências jurídicas que a empresa vai enfrentar ao se apropriar de propriedade intelectual indevidamente, recebendo multas altas e restrições no CPF.

Portanto, aposte sempre em softwares originais, que oferecem total apoio e manutenção.


Com a Technite você pode ter acesso ao Office 365 e pacote antivírus, além das melhores opções de hardwares e telecom para sua empresa, que podem ainda incluir softwares de gestão, firewall e várias outras soluções digitais.

Venha descobrir um novo mundo digital e coloque sua empresa no topo da cadeia tecnológica.

Entre em contato com nossa equipe, vamos conversar!



1 visualização