©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

Use de forma estratégica as soluções de Big Data em eventos.

Você sabe como funciona o planejamento de eventos? Há vários setores e etapas envolvidos para que um show ou concerto se realize com sucesso. Assim sendo, o uso do Big Data em eventos se tornou uma tendência crescente entre produtores. Isso porque otimiza a coleta de dados importantes para sua organização.


Atualmente, a produção de dados chega a ser de 2,5 quintilhões de bytes por dia, com previsão de aumento de 200% a cada 2 anos. Esse volume de informação permite que a ciência faça diversos estudos e gere utilizações diferentes, desde o aprimoramento do relacionamento com o cliente até a gestão de eventos.


Então, vamos te mostrar quais são utilidades e estratégias que podem ser criadas a partir da aplicação do Big Data em eventos. Continue lendo o blog!


PRINCIPAIS USOS DO BIG DATA


A análise e coleta de dados pode ser utilizada em um evento de formas diferentes e momentos distintos. Como por exemplo, ele pode ser aplicado para nutrição de leads, captados no site de um grupo musical para definir a localização da sua apresentação.


É preciso mapear as regiões onde há uma quantidade maior de fãs. Não só isso, mas como ir além dessa informação. Pode haver uma concentração de apreciadores de uma banda em um Estado. Contudo é preciso analisar os interesses de compra de um show ou se o lugar oferece fácil acesso para as pessoas chegarem até lá.


Enfim, os dados podem fornecer uma série de respostas para perguntas que muitas pessoas não sabiam existir. E para produzir um evento é necessário conhecer todos os obstáculos e facilidades para ser utilizada ao seu favor.


Para que o uso do Big Data em eventos se torne uma ferramenta estratégica, a aplicação de filtros na coleta de dados é essencial para a definição de KPIs importantes. Basicamente, eles são indicadores de performance que medem se as ações da empresa então cumprindo seus objetivos.


Dessa forma, os KPIs são utilizados para decisões administrativas, definição de políticas, planejamento de cronogramas e até na criação de novos produtos e serviços especializados. 


COMO APLICAR O BIG DATA EM EVENTOS?


Como falamos no começo do blog, o Big Data pode ser utilizado nas estratégias de vendas e gestão de audiência. No mercado de eventos, ele é muito aplicado em campanhas de e-marketing, ou seja, na nutrição de leads.


Isso porque a análise de dados permite o conhecimento profundo dos comportamentos dos clientes e a criação de serviços. Para isso, você precisa criar um banco de dados para armazenar as informações dos consumidores e visitantes.


Mas nãos e esqueça que cada organização precisa de informações diferentes de seus clientes. Então, você deve ter uma plataforma apropriada para o seu negócio para que o Big Data possa entregar soluções assertivas para suas estratégias. Afinal, cada marca possui um tipo específico de persona, ou seja, públicos com características diferentes.


PRINCIPAIS VANTAGENS


Para que um evento atrai o olhar dos seus clientes e colaboradores é preciso gerar engajamento. Após o término de um evento, o público precisa continuar recebendo conteúdos para promover sua divulgação e aumentar sua relevância, além de fidelizar os clientes.


O Big Data pode identificar e classificar o interesse na realização de parcerias e compras, com base na análise de experiências anteriores. Inclusive, a produção de um evento não está relacionada apenas ao momento da apresentação. Mas envolve uma etapa de divulgação e pós-evento que também precisam ser planejadas estrategicamente.


O controle de informações permite o gerenciamento dos dados criados a partir do evento para a criação de métricas. Ele pode servir como uma avaliação dos contatos coletados e o desempenho das empresas envolvidas. Esse banco de dados também pode ser utilizado como uma apresentação de vendas para futuros negócios.


"Em Deus nós confiamos, todo o resto devem provar em dados"


- William Edwards Deming


A aplicação do Big Data em eventos é uma estratégia eficaz para reduzir erros, pois o gerenciamento de dados é otimizado, evitando a má interpretação ou perda deles. Isso pode resultar em uma falha grave e, posteriormente, em seu insucesso.


Precisa de ajuda para definir o planejamento e as estratégias do seu evento?


Confira nossas soluções de Big Data: www.technite.com.br/bigdata


Acompanhe nossas redes sociais:



Facebook: www.facebook.com/pg/TechniteSolucoes/


Instagram: www.instagram.com/technite_solucoes/


Linkedin: www.linkedin.com/company/technite

4 visualizações