©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

Soluções de Big Data para campanhas eleitorais

O que antes era possível apenas no imaginário se tornou realidade graças aos avanços da tecnologia. Existem centenas de cenários diferentes em que a análise de dados pode ser utilizada. E hoje vamos apresentar como as soluções de Big Data para campanhas eleitorais podem te guiar nessa etapa.


Sim, ele pode te ajudar a definir as estratégias de campanhas e, consequentemente, impactar positivamente o resultado das eleições da sua cidade, do seu estado e até mesmo do país!


Quer descobrir como isso é possível? Leia este blog até o final.


COMO O BIG DATA PODE INFLUENCIAR A POLÍTICA?


Você sabia que o Big Data foi a ferramenta determinante nas eleições presidenciais de 2016 dos Estados Unidos? Ele foi o elemento que transferiu a vitória de Hillary Clinton para Donald Trump. O presidente americano teve suas campanhas eleitorais digitais gerenciadas pela empresa Cambridge Analytica.


E como ela conseguiu fazer isso? Como você bem sabe, toda visita a sites e blogs, compartilhamento de postagens, cliques em anúncios, assinaturas digitais, comentários em fotos e curtidas em páginas geram dados. Eles são processados por cientistas de dados e entregues a profissionais de marketing para utilizarem nas campanhas eleitorais.


Com todo esse volume de informações, o Big Data é capaz de conhecer qualquer pessoa, sua etnia, sua orientação sexual, classe social, seu trabalho, sua localização e até seus gostos. A análise de dados consegue classificar as pessoas em perfis diferentes, mas ainda assim preserva suas reais identidades.


Uma vez que você tem em mãos esse conjunto de informações é possível decifrar e relacionar os perfis com suas afinidades políticas. Por consequência, calcular os candidatos preferidos durante as campanhas eleitorais.


USO PRÁTICO DO BIG DATA PARA CAMPANHAS ELEITORAIS


Outro fator importante que deve ser considerado é que a experiência de uso das redes sociais se personaliza conforme o uso. Portanto, quanto mais você consome conteúdos de uma determinada orientação política, mais temas nesse tipo serão entregues a você. Isso faz com que os eleitores passem a ver apenas postagens de partidos que têm afinidade.


Nessa mesma campanha dos Estados Unidos, o Big Data conseguiu coletar dados dos eleitores para avaliar como se sentiam a respeito de temáticas ambientais. A análise revelou aqueles que têm painéis de energia solar em casa, ou seja, os simpatizantes com a preservação ambiental.


Dessa forma, a empresa evitou a circulação de notícias referentes ao aquecimento global para esse público em específico. Assim, o os candidatos eleitorais podem garantir sua vitória graças as estratégias das soluções de Big Data e não somente a sua popularidade.


COMO UTILIZAR SOLUÇÕES DE BIG DATA PARA CAMPANHAS ELEITORAIS?


Para definir estratégias para uma campanha eleitoral é preciso conhecer o perfil das pessoas. Os eleitores podem até ter mais afinidade com a mesma orientação política, mas seus motivos podem ser bem diferentes. E se apenas uma única mensagem chegar a eles, algum desses grupos irá se distanciar.


Por isso, o Big Data deve ser utilizado para compreender as necessidades e medos das pessoas. Para assim descobrir o quanto são afins com determinados conteúdos. Como cada vez menos pessoas assistem ao horário eleitoral, a mensagem chega ao eleitor de outras formas, por meio de notícias online.


Assim, os candidatos podem remodelar, segmentar e redirecionar seus discursos para as pessoas certas, nos lugares certos, na hora certa. Da mesma forma é possível monitorar as redes sociais para reduzir impactos negativos e evitar que questões polêmicas cheguem aos eleitores.


No Brasil, as campanhas eleitorais são essencialmente elaboradas com base no "achismo". Os candidatos criam propostas e saem as ruas divulgando suas promessas sem realmente entender em que lugares eles devem ir, que pessoas devem ser atingidas por essa mensagem.


O candidato deve saber se o seu eleitor realmente está naquele lugar ou se concorda com sua proposta. Caso contrário estará fazendo uma campanha inversa a sua imagem. Por isso é extremamente importante utilizar as soluções de Big Data para campanhas eleitorais.


Como você pode ter percebido, o Big Data é uma ferramenta poderosa para utilizar nas estratégias da sua campanha. E quanto mais cedo ele for utilizado, mais votos conseguirá arrecadar a seu favor. Esse é o momento de garantir sua vitórias nas eleições.


Então, fale com nossos especialistas: bit.ly/whatstechnite


Siga nossas redes sociais:


Facebook: www.facebook.com/pg/TechniteSolucoes/


Instagram: www.instagram.com/technite_solucoes/


Linkedin: br.linkedin.com/company/technite


12 visualizações