©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

Saiba Como funciona a Rede de Celulares e Como utilizar os dados gerados em Seu benefício:

O celular passou de um acessório luxuoso para um dispositivo essencial em nosso cotidiano em menos de uma década.

O avanço da tecnologia permitiu que ele absorvesse funções de outros equipamentos e até mesmo de profissões.


Por meio dele é possível armazenar e trocar informações de todos os tipos, desde a contatos na agenda até o envio de e-mails.


Mas sua função mais importante ainda é a telecomunicação. Ela pode ser feita tanto pela transmissão de sinal analógico ou via Internet.



COMO ISSO FUNCIONA?


Os celulares transmitem e recebem sinal por ondas de rádios, por meio de um sistema de estações base (células) que se comunica com uma rede de telefonia pública comutada.


Essa rede pública, conhecida como PSTN, é o sistema de telefonia tradicional, que transmite dados de voz analógicos.

O sistema também pode se comunicar pela tecnologia VoIP, que transforma os sinais analógicos em dados digitais, ou seja, se comunica pela Internet.


A qualidade de uma ligação, por exemplo, pode ser influenciada pela distância do celular até esse sistema ou pelos obstáculos que interferem no sinal.


Os ruídos podem ser causados pelos próprios componentes da rede, como os cabos de cobre do sistema analógico, ou até pelas descargas elétricas de tempestades.


A medida que você se locomove com o celular, ele se conecta a célula que está mais próxima, para que o sinal não seja interrompido.


FREQUÊNCIA DAS ONDAS


Da mesma forma em que a transmissão do sinal pelas redes e torres telefônicas são utilizadas para ligações, podem ser aproveitadas para a troca de dados online.

O que difere entre eles é a frequência das ondas de rádio. Quanto menor o comprimento da onda, maior será a frequência e o alcance e vice-versa.


O sinal de rádio normal é medido em Kilohertz (KHz) e Megaherts (MHz), já o sinal de Wi-Fi é mensurado em Gigahertz (GHz).


Um sinal de baixa frequência é conhecido como onda moduladora, enquanto que o de alta frequência é chamado de onda portadora.


A combinação dos sinais constitui uma onda modulada para percorrer uma distância ainda maior.


É possível perceber essas diferenças nas transmissões de rádio em Frequência Modulada (FM) e Amplitude Modulada (AM).


A AM é a alteração da amplitude da onda, com alcance maior, e a FM é o ajuste na frequência, com alcance menor.


OUTRA FINALIDADE


A Internet sem fio tem uma frequência menor, ou seja, tem alcance maior. Por isso, boa parte da transferência de dados do celular é feita por ela.


Eles são criados por todas as ações realizadas online, pelo acesso em sites, troca de mensagens por aplicativos ou pelo deslocamento do seu celular.


Quando as informações passam pelas redes de operadoras de telefonia, são armazenadas por datacenters.


Com acesso às informações, é possível coletar, analisar e filtrar milhões de dados que podem revelar informações valiosas para tomadas de decisão estratégicas no seu negócio.


É importante saber que, essas informações não reconhecem a identidade de seus produtores (nome, CPF, dados pessoais), apenas seu perfil comportamental em grande volume.



Essa ferramenta se chama BIG DATA e é por meio dela que se consegue cruzar um grande volume de dados reais em tempo real.



Quer saber mais sobre como aplicar o BIG DATA na sua empresa?


Fale com a gente: bit.ly/whatstechnite

3 visualizações