©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

REDUNDÂNCIA E SEUS BENEFÍCIOS

Juntamente com a evolução da tecnologia, medidas para garantir a segurança e a continuidade dos dados têm sido prioridade. E, neste crescimento, a redundância vem como tendência. Mas, você sabe o porquê?

Acompanhe com a gente!


Primeiramente, na tecnologia da informação, o termo redundância refere-se à duplicação dos elementos que compõem a infraestrutura. Ou seja, o objetivo é ter cópias que possam ser acessadas em casos de falhas, danos e perdas dos componentes principais.


Esta redundância pode ocorrer em diversas frentes, mas as mais usadas são:

1. Duplicação de dados: nesse caso, uma solução de redundância eficiente para os dados seria a adoção de um serviço de cloud backup (backup na nuvem). Sendo assim, os dados seriam hospedados em servidores auxiliares, localizados em regiões diferentes, o que os tornariam imunes a qualquer mau funcionamento ou desastre que afete os servidores principais;


2. Duplicação do data center: O equipamento que mantém as comunicações de dados fluindo pela sua rede é o servidor, que também está sujeito às falhas. Para garantir a continuidade do negócio em casos de paralisações, é necessário a instalação de servidores auxiliares, bem como roteadores, switches e hubs. Os servidores auxiliares podem residir nas dependências da empresa e serem acessados via intranet, internet, ou na nuvem;


3. Duplicação de sistemas: Além dos dados, os sistemas representam parte da estrutura virtual e também podem ser duplicados. Afinal, os softwares são ferramentas fundamentais para o gerenciamento

Considerando o número de imprevisibilidades que podem afetar a empresa a ponto de forçar a paralisação das operações, a redundância é o que permitirá o funcionamento normal, independentemente do que aconteça. Imagine como seria frustrante saber que informações estratégicas de negócios foram perdidas por uma falha irreversível do servidor. Muitas empresas nem conseguem se recuperar depois disso.


Graças à redundância, a sua empresa não precisa passar por isso, pois sempre haverá um backup atualizado e acessível em outro lugar.


Em face dos riscos e ameaças que podem prejudicar o funcionamento do negócio, você terá muito mais tranquilidade sabendo que tem uma estrutura reserva para usar em casos de emergência. Isso faz da redundância uma questão de estratégia para as empresas modernas. Lembrando que, contar com os recursos de cloud computing (computação na nuvem) é primordial para esse plano dar certo.


Quer saber mais sobre como proteger a integridade de seus dados e informações importantes de sua empresa?

Consulte nossos especialistas e tire suas dúvidas!



3 visualizações