©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

Qual o melhor: Android ou IOS?

Há centenas de modelos de celulares, mas por quê apenas alguns se sobressaem no mercado?


Pelo mundo, os Iphones da marca Apple são os mais vendidos e desejados. Já no Brasil, marcas sul coreanas, como a Samsung e a LG, conquistaram seu espaço no mercado, além da norte-americana Motorola. A principal diferença entre elas é o sistema operacional que escolheram para seus smartphones.


Como a maioria das fabricantes de celulares usam o sistema Android, com exceção da Apple (IOS) e Microsoft (Windows), ele é o mais usado pelos consumidores. E para contribuir com os números de usuários dos celulares Android, as vendas de Iphones diminuíram 20% no final de 2018, em comparação com o ano anterior.


Os motivos são vários: concorrentes disponibilizando celulares com um ótimo custo-benefício e a consequência dos impostos fiscais dos EUA. Como os números podem ser relativos se levarmos em consideração esses fatores externos, você deve conhecer todas as vantagens e desvantagens dos 2 maiores sistemas operacionais para que você faça uma compra consciente.


Preço

Os smartphones com sistema Android oferecem um investimento mais baixo se comparado aos Iphones. Por exemplo, em 2019, os celulares mais baratos da Samsung podem chegar até a R$ 360,00 nas Casas Bahia. Já os da norte-americana, chegam a R$ 560,00 na rede Walmart. Considerando os modelos que estão fora de linha e que são vendidos em lojas físicas populares.


Usabilidade

A interface dos Iphones oferece mais simplicidade em sua organização e visual. Por isso, pode parecer mais fácil de utilizar o sistema, já que o layout será sempre o mesmo em todos os modelos.

Já os Androids oferecem diversas opções para personalização, entre elas estão tema de cores e de teclado, papel de parede e ícones. E ainda existem diferenças na interface em celulares de marcas diferentes.


Aplicativos Apenas em 2012, os aplicativos disponíveis para os smartphones de ambas as marcas chegaram a 800 mil em suas respectivas lojas. Apesar de que os aplicativos terem uma tendência de serem lançados para o IOS primeiro, cada vez se torna mais raro encontrar um app que esteja disponível em apenas um dos sistemas.

A qualidade dos aplicativos também deve ser levada em consideração. A Play Store (Android) recebeu uma nota de 63,3, enquanto que a Apple Store (IOS) ficou na frente por 5,3 pontos, em uma pesquisa feita pela empresa uTest.


Tablets

Os dois sistemas podem ser encontrados nos aparelhos Tablet. O Ipad, da Apple, é o mais vendido de todos no mercado. Porém os modelos de telas menores, como os que são encontrados nas marcas sul coreanas, são os mais procurados pelos consumidores.


Memória

A memória dos smartphones dos 2 sistemas pode ser aumentada com um cartão de memória externo. Mas a memória RAM do Iphone vem com a penas 1 GB, já os Androids vêm com no mínimo 2 GB.



2 visualizações