Qual é a importância dos cientistas de dados no Business Intelligence?

Todas as áreas e recursos que envolvem o Big Data são importantes para desenvolver soluções inteligentes. Portanto, uma de suas peças fundamentais é a atuação dos profissionais de cientistas de dados no Business Intelligence.

A construção dessas plataformas depende do conhecimento e técnicas assertivas para analisar o grande volume de dados. Eles podem ser originados de qualquer ação digital executada pelos clientes ou concorrentes. Seja um cadastro em um site ou uma pesquisa na Internet.

Não só de operações feitas conscientemente, mas também de rastros digitais. Os dados podem ser captados do trajeto que uma pessoa faz diariamente, por meio do GPS ou até mesmo do sinal de celular. Dessa forma, conseguem manipular e analisar o material para converter em informações estratégicas para a empresa.

Assim, ao longo do artigo vamos te mostrar o papel fundamental dos cientistas de dados no Business Intelligence.

Boa leitura!

DE BIG DATA À BUSINESS INTELLIGENCE

O Big Data se tornou uma das ferramentas que as empresas procuram para se aprimorarem. Assim, como adotaram computadores e celulares para trabalhar, a análise de dados está se propagando no meio empresarial.

Não à toa! Suas soluções, como o BI, se tornaram recursos estratégicos para os negócios se manterem competitivos e inovadores. E por trás dessa transformação digital estão os cientistas de dados.

Como dissemos acima, as empresas podem recorrer aos dados para extrair informações estratégicas. Não basta apenas saber de sua existência, precisam utilizá-los corretamente nas tomadas de decisão.

O volume de dados é grande e a atualização é constante, ou até mesmo em tempo real. Então se tornou necessário que alguém conseguisse entender essa linguagem, organizando e interpretando as informações.

Após a coleta de dados, esses profissionais começam o processo de limpeza e mineração. É onde aplicam métodos científicos para classificarem a relevância das informações, eliminarem inconsistências e identificarem padrões.

Este primeiro passo é onde os cientistas de dados no Business Intelligence definem o que será necessário para as próximas etapas. Em seguida, precisam aplicar outras técnicas para analisarem mais a fundo esses dados.

A análise de conteúdo permite gerar diferentes tipos de relatórios, conforme as necessidades da empresa. Por último, precisam interpretar tudo o que foi analisado em uma linguagem acessível a todos, já que qualquer pessoa pode usufruir os relatórios.

Eles podem ser apresentados em um dashboard, com todas as informações estratégicas ou resultar em um produto final. Podem ser plataformas e aplicativos de monitoramento, gerenciamento ou incorporados em sistemas já pré-existentes.

CIENTISTAS DE DADOS NO BUSINESS INTELLIGENCE

Para que tudo isso se torne possível, os cientistas de dados precisam conhecer diversas linguagem de programação. Isso porque os dados podem vir em diferentes códigos, geralmente apresentados com uma combinação de números.

Por isso existe há necessidade de especialistas que fiquem responsáveis apenas para esta função. Além de analisarem dados, conseguem identificar novas tendências e oportunidades no mercado.

Os cientistas de dados no Business Intelligence analisam dados históricos para entender padrões do que já aconteceu e prever o que pode acontecer. Dessa forma, não só conseguem identificar o erro, como também apontar para o que precisa ser corrigido em primeiro, que podem gerar mais resultados para a empresa.

Quer conhecer um pouco mais do que nossos cientistas de dados podem produzir para seu negócio?

Veja algumas de nossas soluções inteligentes no link: www.technite.com.br/bigdata


13 visualizações

©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA