Por que o Big Data é uma ferramenta estratégica para o futebol?

Você pode até achar o contrário, mas na realidade o Big Data é uma ferramenta estratégica para o futebol. É um esporte que utiliza amplamente seus benefícios. Não só se trata da habilidade dos jogadores e expertise dos treinadores, mas também da interpretação das estatísticas.


Elas são recolhidas e fundamentadas por meio de equipamentos, como por exemplo acelerômetros e sistemas de GPS. Esses dispositivos armazenam informações importantes para o aprimoramento do desempenho dos jogadores.


Os times fazem isso não apenas para analisar a própria equipe, mas também para estudar os times adversários. Dessa forma, as estatísticas agregam mais valor aos relatórios e resultados.



Quer entender um pouco mais sobre como o Big Data é utilizado pelo mundo do futebol? Continue acompanhando o artigo!


FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O FUTEBOL


Talvez você queira esquecer esse momento, mas a Copa do Mundo da Fifa em 2014 é um exemplo de como o Big Data é uma ferramenta estratégica para o futebol. O resultado de 7x1 da Alemanha contra o Brasil não foi por acaso.


A seleção alemã utilizou os benefícios da análise de dados para melhorar o desempenho do time. Ela fez isso por meio de uma solução de Business Intelligence, chamada Match Insights. Ela foi criada em parceria da empresa alemã de software SAP e a confederação alemã de futebol DFB.


Portanto, o time tinha os recursos para analisar inúmeros dados de treinamentos e partidas de jogos. Enfim, o relatório apresentava todas as informações necessárias, como por exemplo precisão de chutes, planejamento tático, distribuição e posse de bola.


Outro dispositivo também teve papel fundamental no triunfo da seleção alemã. O sistema miCoach, da Adidas, foi utilizada para o monitoramento fisiológico dos atletas. Por isso, os preparadores físicos tinham os dados do condicionamento dos jogadores, desde a frequência cardíaca a velocidade e aceleração.


Dessa forma, os treinadores conseguiam prever quando os atletas precisariam descansar. Isso antes mesmo de demonstrarem cansaço e diminuírem seu desempenho em campo. Ou seja, apenas os jogadores que estavam em boas condições permaneciam no jogo.


OUTROS SISTEMAS QUE FAZEM PARTE DAS SOLUÇÕES DE BUSINESS INTELLIGENCE


Além dos dispositivos que citamos acima, há outras plataformas que se tornaram uma boa solução para o futebol. O Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) e o GPS são utilizados para o monitoramento dos atletas em campo. Outros dispositivos também contam com um sistema próprio que não depende apenas do satélite.


Então, o ClearSky, da empresa australiana Catapult Sports, é um deles e pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica para o futebol. Ele conta com o sistema GNSS e permite que seja instalado ao redor dos estádios e centros de treinamento. Também pode ser colocado nas costas do atleta, preso com um colete ou blusa de compressão.


O GPS também é aproveitado pela Catapult, no dispositivo GPSport. Ele é um pouco mais sofisitcado do que o equipamento anterior, pois incorpora a frequência cardíaca no rastreamento. Inclusive, a própria seleção brasileira passou a adotar este dispositivo.

Todos esses sistemas fazem parte de uma categoria chamada de Tracking System (ETPS) e eram restritos ao uso nos treinamentos. Mas em 2015 foram liberados para as partidas, dependendo apenas das estratégias e liberações das associações de futebol.


Outro emprego de uma ferramenta estratégica para o futebol pode ser vista na FIFA e na federação do futebol europeu (UEFA). A Matrics, da empresa italiana Deltatre, recolhe informações de um mapa de calor, de passes e distância percorrida.


BIG DATA E FUTEBOL


Cada vez mais há um aumento no interesse de utilizar o Big Data e o Business Intelligence como uma ferramenta estratégica para o futebol. As estatísticas das análises de dados atraem não apenas as equipes, como também agentes de apostas, fãs e a imprensa. Eles transformaram o mundo do futebol e como as pessoas o veem.


Essa é uma das aplicações que a tecnologia pode oferecer. E nós temos várias soluções de B.I. que podem ajudar a sua empresa ser referência na história, como foi o 7x1 da Alemanha.


Conheça mais aqui: www.technite.com.br/bigdata

Ou fale com nossos especialistas: bit.ly/whatstechnite


Acompanhe nossas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/pg/TechniteSolucoes/

Instagram: www.instagram.com/technite_solucoes/

Linkedin: linkedin.com/company/technite


5 visualizações

©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA