©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

O que você precisa saber sobre a Lei de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados é uma iniciativa para proteger informações pessoais de internautas, que se cadastram em sites por exemplo, ou de clientes, como fotos, e-mail número de documentos, CEP ou qualquer outro dado que o relacione. Assim, estabelece alguns direitos e deveres no tratamento delas.


Ela garante que o recolhimento dessas informações seja feito apenas com a autorização das pessoas. A responsabilidade pelo armazenamento delas é de inteira responsabilidade das empresas. Inclusive, em caso de vazamento, os indivíduos titulares devem ser informados imediatamente.


As empresas, tanto públicas quanto privadas, devem informar aos usuários como esses dados são colhidos, com qual finalidade, como são armazenados, por quanto tempo retém, como são eliminadas e com quem são compartilhados entre outras ações. A transparência nesse processo é a principal propósito da Lei, de forma simples e compreensível a quem leia.


É importante que as empresas cumpram com a Lei para que o relacionamento entre ela e os clientes não seja prejudicado. Afinal, são essas informações que possibilitam que o atendimento e serviço seja personalizado a cada pessoa, pela análise dos dados pessoas e as necessidades de cada um.


A Lei foi sancionada em agosto de 2018, em meio a um escândalo de vazamento de dados de usuários do Facebook. Assim, ela atua para lutar contra esse tipo de situação.


Caso as empresas não sigam a Lei, terão que pagar indenizações, multas e até podem ser proibidas de trabalhar. O prazo é até 2020 para que todas as empresas se adequem à Lei.


Para isso, as empresas devem contratar profissionais que cuidem de todo o processo. Entre eles estão o controlador, que toma as decisões sobre o tratamento das informações, o operador, responsável por cumprir com as orientações do controlador, e o encarregado, a conexão entre o usuário titular dos dados e o órgão fiscalizador.


A proteção aos dados também deve ser feita a ataques externos, por isso as empresas devem investir em cybersegurança e infraestrutura para que os processos se tornem possíveis.



Se você precisar de ajuda para assegurar sua empresa contra esses ataques, conte com nossa equipe e equipamentos:


Chame a gente no whatsapp: bit.ly/whatstechnite

1 visualização