©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

O que tira o sono do seu Gestor de Tecnologia?

Um dos maiores medos de um profissional de Gestor de Tecnologia é perceber que uma falha (que ainda não está sob controle) na segurança da estrutura de T.I. da sua organização foi descoberta e agora todos estão sabendo.


Imagine que as manchetes das notícias mais recentes são como os exemplos a seguir. Você conseguiria se posicionar bem em relação às informações? (substitua SUAEMPRESA pelo nome da sua organização)


Manchete: Trabalho paralisado pelo fato de todas as estações de trabalho da SUAEMPRESA estarem encriptadas com o último ransomware (software de sequestro de dados)

Esse cenário ainda acontece diariamente, basta apenas uma vulnerabilidade zero-day e um usuário desafortunado que clique em um anexo de e-mail. Você seria capaz de:

Citar um plano de crise para restaurar suas máquinas?

Encontrar a causa raiz?

Garantir que reinfecções não estão se espalhando?


Manchete: Custos de energia e Nuvem decolam devido a um malware não detectado na SUAEMPRESA

Inserção de malwares que utilizam os recursos de uma máquina ou de poder computacional de um servidor é uma estratégia comum entre criminosos virtuais e que pode passar despercebida. Geralmente para processamento de cripto moedas ou transformar sua máquina em uma máquina zumbi. Você seria capaz de realizar uma investigação sobre algumas métricas comuns de TI como utilização de CPU?


Esses são alguns exemplos genéricos, porém muito corriqueiros no cenário atual, onde quase todos os empreendimentos são dependentes de sistemas informatizados. Apesar de terem consequências severas, a maiorias deles pode ser evitada com algumas medidas simples.


A Vivo | Telefônica fornece soluções de computação em Nuvem que permitem muito mais segurança e cobrem a maioria dos pontos citados acima. Incluindo nos seus serviços funcionalidades como Anti-Spam (filtrando malwares e vírus enviados por e-mail), Backups Automáticos (permitindo restaurar seu sistema em poucos minutos e evitando as consequências de ransomware), relatórios e monitoramento em tempo real (que permitem fácil identificação de qualquer anomalia de uso dos recursos do sistema). Também, para sistemas fora da Nuvem, serviços como Firewall, que filtra toda a comunicação em um link, permitem mais segurança ao filtrar os conteúdos ou IPs não autorizados.


Os Links Dedicados da Vivo, além de terem altíssima disponibilidade (99,5%), também têm vários serviços relacionados à segurança que podem ser acoplados à sua conexão, como Segurança Gerenciada (Firewall com controle e suporte da Vivo) e Wi-Fi Seguro. Essas características desses produtos permitem um funcionamento mais seguro dos sistemas da sua organização com baixo investimento e sem necessidade de infra-estrutura própria.


Com isso, ressalto a importância em prevenir as falhas de T.I. em detrimento de mitigar os eventuais incidentes que possam ocorrer. Dessa maneira, além de ter menos prejuízo por perda de dados e indisponibilidade do seu serviço (ou inatividade de funcionários), poderá permitir que o responsável pela sua Gestão de Tecnologia possa dormir tranquilamente à noite.


Soluções em Nuvem: https://www.technite.com.br/datacenter-cloud

Soluções em Links Dedicados: https://www.technite.com.br/links-avancados

25 visualizações