©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

O que o Big Data e o Twitter têm em comum?

Atualizado: Fev 13

O Big Data é uma criação de uma série de tecnologias que permite analisar dados por diferentes métodos e origens. Por exemplo, o Big Data e o Twitter são utilizados lado a lado para descobrir temas mais discutidos no momento.


O aproveitamento das redes sociais para recolher informações que os próprios usuários compartilham livremente é uma das grandes vantagens do Big Data. Por isso, as empresas conseguem adaptar o estudo para suas necessidades de forma assertiva.


Essa análise de dados pode ser aplicada em qualquer segmento. Mas principalmente para as áreas de marketing, finanças, logística e outras decisões estratégicas em geral.


Então, continue lendo para descobrir como é possível utilizar o Twitter como fonte de dados para o Big Data.


COMO UTILIZAR O TWITTER PARA A ANÁLISE DE DADOS?


Como você já sabe, o Big Data pode lidar com um incrível volume de dados em um curto período de tempo e até mesmo em tempo real. Portanto, suas soluções trazem mais benefícios para as empresas, revolucionando o nível de competitividade no mercado.


Isso porque a maior fonte de dados vem das redes sociais, onde as pessoas então constantemente compartilhando informações direta e indiretamente. Dessa forma é possível cruzar o conteúdo das postagens dos perfis com outros sistemas.


A empresa norte americana, Progressive, do ramo de seguros criou um sistema de pontuação para seus clientes. Ela utiliza rastreadores veiculares para qualificar os motoristas, de acordo com suas práticas de condução defensiva, cumprimento das velocidades permitidas e envolvimento com acidentes.


Aliado a isso, ela recolhe informações dos tweets para identificar o comportamento dos condutores. Principalmente condutas que indiquem situações de risco no trânsito.


Elas podem ser analisadas em uma postagem onde o usuário opina negativamente sobre determinada lei de segurança ou até o reconhecimento de sua infração, por exemplo. Isso também inclui a análise de outros âmbitos sociais que podem interferir no comportamento no trânsito.


Outro uso do Big Data e o Twitter é a identificação e antecipação da propagação de doenças para que as autoridades locais e profissionais da saúde se preparem antes que o cenário se agrave.


Isso ocorreu após um terremoto no Haiti, em 2010, onde o Big Data anteviu os boletins oficias em duas semanas sobre o contágio da cólera entre os residentes.


O BIG E DATA E O TWITTER


As redes sociais, especificamente o Twitter, podem fornecer diversas informações adicionais relevantes para o Big Data. Em meio a tantos dados complexos, as empresas precisam de tecnologias específicas para analisá-los de forma eficiente e rápida.


A utilização do Big Data e o Twitter é uma solução benéfica para ambos os lados, consumidor e empresa. O cliente recebe propostas e melhorias condizentes com suas necessidades e desejos. Por sua vez, o mercado recebe informações reais sobre seu público-alvo para serem utilizadas nas estratégias de venda.


"A inteligência analítica permite melhorar o poder de competição das empresas, além de ser uma parte importante dos sistemas de BI (business intelligence ou inteligência de negócio). "

Harris Davenport


Quer saber mais como utilizar o Big Data na sua empresa?


Clique aqui: https://www.technite.com.br/bigdata;


Siga nossas redes sociais:


Facebook e Instagram


10 visualizações