©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

O que é Big Data e como ele pode beneficiar sua empresa?

Big Data pode parecer um termo novo, mas essa é forma de estudo de informações que já era utilizada por empresas desde a década de 1950.


Anteriormente, as análises eram feitas em uma planilha do Excel. Com o avanço da tecnologia e internet, o Big Data ganhou uma proporção maior.


Se o investimento for bem feito, todos os dados que entram na empresa podem ser recolhidos e interpretados.


Resumidamente, Big Data é a análise de um grande e variado volume de dados. Sua interpretação auxilia a criação de estratégias específicas para a solução de problemas.


COMO OS DADOS SÃO ANALISADOS?


Como os dados são bem diversificados, eles não formam uma estrutura, ou seja, não têm ligação entre si.


E de onde vêm esses dados? De qualquer site, sistema ou aplicativo que tenha permissão do usuário para armazenar informações.


Justamente por vir de lugares distintos, sem relação, eles não podem ser analisados por ferramentas comuns.


Para acompanhar o volume de informação, o Big Data deve dispor de um mecanismo específico para analisar e cruzar os dados em alta velocidade.


Portanto, a forma de armazenamento dele também é especializada. Ela é ajustável ao rápido crescimento das informações.


COMO O BIG DATA É APLICADO?


O Big Data pode ser aplicado em qualquer negócio ou setor que esteja procurando por melhorar sua oferta, desde a criação de um produto até o contato final com o consumidor.


Uma empresa pode antecipar a demanda de serviço para que não sobrecarregue seu sistema ou falte algum produto no estoque, por exemplo.


O Big Data também pode ser utilizado para prever falhas e possíveis erros do equipamento.


Nesse caso, a análise dos dados pode vir tanto de uma base estruturada, como o modelo de um equipamento, quanto de uma não estruturada, como o armazenamento de mensagens.


Assim, a organização pode realizar a manutenção das máquinas de forma mais assertiva.


OTIMIZAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO


Aprimorar a experiência do cliente é um dos principais objetivos pela qual as empresas querem investir no Big Data.


Identificar padrões e traduzi-los permite que sua empresa ofereça um produto personalizado ao consumidor.


Ele também pode ser aplicado na segurança do seu negócio, reconhecendo ataques fraudulentos e contribuindo com relatórios que irão agilizar ainda mais o tempo de reação nas próximas vezes.


Então, melhorando esses processos e utilizando a interpretação dos dados, as decisões são tomadas com o conhecimento dos problemas e das soluções para cada um deles.


Enfim, o Big Data se aprimorou com os anos e se tornou uma ferramenta eficaz no avanço de resultados.



Se você quer saber mais sobre como investir em seu negócio, chame a gente para uma conversa!


Acesse o link: bit.ly/whatstechnite

2 visualizações