©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

O Big Data pode resolver problemas de trânsito e melhorar a mobilidade urbana.

O trânsito é o maior problema que as pessoas têm que enfrentar diariamente nas cidades. Afinal, durante o deslocamento, elas podem chegar a perder horas do seu dia se locomovendo de um ponto para outro. Nas grandes cidades, o tempo médio para se deslocar é de 2h 28min, ou seja, 37 dias e ½ por ano.


Ainda que o percurso seja curto, a falta de planejamento ou até mesmo investimento pode complicar a mobilidade urbana. Por isso, empresas como Waze e Google Maps se aproveitaram da situação para criar soluções e serviços inteligentes que auxiliem a locomoção no trânsito.


COMO O BIG DATA PODE ATUAR NO TRÂNSITO?


Assim como em outras áreas, essas empresas utilizam o Big Data para recolher e analisar dados que coletam da internet e de seus respectivos aplicativos para oferecer soluções de mobilidade urbana de forma rápida aos usuários. Além disso, podem aproveitar dessas informações para oferecer outros serviços.


Esse foi o caso da Uber, empresa que disponibiliza carros particulares para viagens. Após reunir um grande volume de informações dos passageiros, ela criou outro aplicativo, o Uber Eats, que realiza entregas de restaurantes por motoboys independentes.


Ou seja, o Big Data pode expandir seus negócios, aliando os diversos segmentos de uma mesma empresa para melhorar sua performance. Outro exemplo pode ser visto no aplicativo Waze, que mostra o melhor caminho para seus usuários chegarem ao destino final.


Ele é uma demonstração de compartilhamento em tempo real do processamento de dados. Entre elas estão avisos de acidentes, informações de velocidades e estimativa de horário, tudo o que é necessário para melhorar a mobilidade urbana.


Assim como a empresa anterior, o Waze se aproveitou de seu banco de dados para incluir mais um serviço de caronas. O Waze Carpool foi criado para resolver os problemas de trânsito recorrentes. Como por exemplo, a super lotação de transportes públicos.


OUTRAS FORMAS DE MELHORAR A MOBILIDADE URBANA COM O BIG DATA


Já existem projetos que permitem aliar ainda mais o Big Data com os problemas de trânsito, como o da Ford Europa. Uma equipe registrou e estudou situações perigosas e boletins de ocorrência por um ano para criar soluções preventivas. Isso incluiu a análise do comportamento dos motoristas ciclistas e pedestres.

Com isso, os especialistas conseguiram identificar os principais tipos de acidentes, suas probabilidades e causas. O projeto é um exemplo claro de como o Big Data pode ser utilizado para reduzir acidentes de trânsito no futuro.


Esse tipo de análise no trânsito permite que eventuais problemas possam ser corrigidos imediatamente. Não só como acidentes, mas também como tomar medidas que melhorem a mobilidade urbana. Tais como a escolha do lugar para a implantação de semáforos, pedágios ou pontes.


Esse tipo de estudo é muito benéfico para a administração de cidades e na qualidade de vida. Isso porque elimina problemas recorrentes de mobilidade urbana que afetam os cidadãos e até sua segurança.


COMO SOLUCIONAR PROBLEMAS DE MOBILIDADE URBANA?


“A informação é a gasolina do século XXI e a análise de dados o motor de combustão”. Peter Sondergaard


O Big Data é o melhor investimento que sua empresa pode fazer para aprimorar as decisões comerciais e administrativas. E nós podemos oferecer ao seu negócio a solução de que ele precisa.


Conheça mais: https://www.technite.com.br/bigdata


Acompanhe nossas redes sociais:


Facebook e Instagram


6 visualizações