©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

Conheça as aplicações do big data na área da saúde

O Big Data pode ser aplicado em qualquer mercado, inclusive na medicina. Ela pode ser beneficiada em muitas formas, mudando os métodos de tratamento positivamente.


Uma análise profunda dos serviços da área da saúde podem melhorar a qualidade de vida significativamente, desde a prever epidemias a identificar doenças rapidamente.


BIG DATA NA ÁREA DA SAÚDE


A melhoria da medicina aumenta a expectativa de vida, mas essa área ainda enfrenta alguns desafios para melhorar os tratamentos e até mesmo a acessibilidade a eles.


A aplicação do Big Data na área da saúde envolve a digitalização de dados, que ainda estão registrados em papéis, e o cruzamento das informações de um paciente ou de uma comunidade.


Eles podem ser coletados de clínicas, hospitais e postos de saúde, por exemplo. O Big Data possibilita que os médicos conheçam melhor o paciente e detecte sintomas de doença logo nos estágios iniciais.


MAS AFINAL, COMO ELE PODE SER APLICADO?


O Big Data na área da saúde serve não só para prever doenças rapidamente, mas também para identificar quais são os melhores tratamentos.


1- Gerenciamento de Equipe

O primeiro exemplo pode ser visto no gerenciamento da equipe de médicos. Uma análise de dados diária pode ser feita para prever em quais horários é necessário colocar mais colaboradores ou não.


Prever a quantidade de pacientes reduz o tempo de espera por eles e reduz os custos, pois evita a contratação excessiva de funcionários. Ou seja, com mais tempo e orçamento, o atendimento e os tratamentos podem ser melhorados.


2- Fichas Eletrônicas

O maior exemplo do Big Data na área da saúde é o Registro Eletrônico, um cadastro com todo o histórico do paciente. É uma ferramenta que economiza tempo, pois evita repetições de consultas ou exames.


Entretanto, o Registro não é tão utilizado no Brasil. Isso cria uma oportunidade única para sua organização criar um sistema próprio de fichas eletrônicas e ser uma referência na área da medicina.


3- Alertas em Tempo Real

As informações coletadas podem gerar insights valiosos para a medicina. Aplicando o Big Data na área da saúde, é possível receber avisos personalizados dos pacientes.


Eles podem ser lembretes para o paciente para realizar exames ou de um resultado laboratorial. Ou ainda a verificação do cumprimento das prescrições médicas ou comunicar sua chegada em alguma instituição de saúde.


Os alertas também podem estar ligados ao paciente em tempo real. Por exemplo, uma pulseira conectada ao sistema pode avisar ao médico assim que o paciente apresentar sintomas de uma doença, como da pressão sanguínea alterada ou arritmia cardíaca.


SE BENEFICIE COM O BIG DATA


Com a aplicação do Big Data na área da saúde, os médicos podem utilizar dados clínicos reais para tomar decisões. Consequentemente, aumentando a eficácia e disseminação dos tratamentos.



Quer saber mais sobre como o Big Data pode atuar no mercado?


Acesses: technite.com.br/bigdata

18 visualizações