©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

Como o Big Data pode transformar a educação?

Cada vez mais a tecnologia é usada para transformar o mercado de trabalho e outras esferas sociais. E isso também inclui o âmbito escolar, onde é possível recolher os dados criados por sistemas onlines para melhorar o processo de aprendizado.


O Big Data pode transformar a educação, analisando quais métodos didáticos são mais eficientes para os estudantes. Para que assim, o conhecimento possa chegar a mais jovens e ainda diminuir a taxa de analfabetismo no Brasil.


Veja abaixo algumas das aplicações do Big Data nas escolas.


DESEMPENHO EM PROVAS


Uma pesquisa feita pela USP revelou que os estudantes que costumam ter um desempenho insatisfatório em provas está relacionado à gestão de tempo. Isso porque eles gastam muito tempo respondendo as primeiras questões.


Ou seja, não lhes sobra muito tempo para o restante da prova, o que influencia na concentração dos alunos. Porém, em vestibulares que dividem as provas em dois dias foi constatado que eles se saem melhor.


Mas por quê? No segundo dia de provas, os estudantes já estão mais familiarizados, então percebem quais questões demoram mais e distribuem melhor o tempo entre elas.


Essa análise pode ser aplicada em cursinhos para vestibulares ou até mesmo no ensino médio. Assim é possível identificar que tipos de questões cada aluno tem mais dificuldade para responder e treiná-los.


PLATAFORMAS PERSONALIZADAS E DIMINUIÇÃO DA EVASÃO


O Big Data pode transformar a educação nas escolas pela criação de plataformas personalizadas com recursos atrativos para os jovens. Elas podem oferecer suporte online para as atividades, que podem ser feitas e entregues a qualquer instante, com o auxílio de um professor online.


Além de disponibilizar conteúdos relacionados ao tema, por meio dos mesmos algoritmos encontrados em sites de busca, que facilitem a compreensão da matéria. Além disso,

Com a criação dessas plataformas mais estimulantes e com a gestão de tempo aprimorada, a melhora nas notas é uma consequência que influenciam a redução na evasão escolar.


O Big Data também pode identificar padrões de comportamento que reconheçam o as probabilidades de evasão, por meio do desempenho escolar. Assim, a instituição pode intervir o quanto antes e adotar uma estratégia pedagógica para resgatar o aluno.


COMO O BIG DATA PODE ATUAR NA EDUCAÇÃO:


O Big Data se baseia em dados e métricas, por isso as técnicas de aprendizado podem ser aplicadas em pouco tempo. Além de permitirem o ajuste conforme novas necessidades forem surgindo.


A principal vantagem do Big Data na educação é que ele pode avaliar o desempenho dos alunos, identificando suas competências. Dessa forma, cada estudante pode aprender por um método diferente, aquele que melhor se adaptar.


“Os dados são o petróleo do século XXI. A implantação de sensores e o aumento da capacidade de processamento são fundamentais na transformação de muitos setores e na criação de um mundo mais mensurável e programável ”

Cesar Alierta


O Big Data é uma ferramenta importante que pode e deve ser utilizada em qualquer setor ou negócio. E se você já entendeu como ele pode beneficiar sua empresa, entre em contato!



Acesse: bit.ly/whatstechnite


Acompanhe nossas redes sociais também!


Facebook e Instagram

5 visualizações