©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

Como o Big Data atua nos sistemas de prédios inteligentes?

Cada vez mais a tecnologia faz parte do nosso dia a dia, ela está presente até mesmo em locais e procedimentos que não percebemos, como nos sistemas de prédios inteligentes, sejam comerciais ou residenciais.


O Big Data pode ser utilizado na construção civil para criar prédios inteligentes. O propósito é que eles facilitem certas atividades e, assim, melhorando o rendimento no ambiente de trabalho e o bem-estar dentro de casa.


Mas o que torna um prédio inteligente? Ele precisa ser sustentável e flexível, para que consiga aceitar atualizações e tornar os sistemas mais ágeis, eficazes e produtivos. Um de seus benefícios está ligado a gestão de energia que otimizam o consumo.


Prédios sustentáveis utilizam soluções inteligentes, desde sua construção com materiais ecológicos até a utilização de softwares avançados que estão interligados a companhias elétricas.


Quer saber mais como o Big Data pode ser utilizado para a construção de prédios inteligentes? Então, leia o artigo até o final e descubra todas as suas utilidades.


BIG DATA NA CONSTRUÇÃO CIVIL



As tecnologias dos prédios inteligentes permite melhorar o nível de segurança, detectar falhas e solucioná-las. Na fase de construção, o Business Intelligence - estratégia que utiliza dados na tomada de decisões empresariais - pode ser aplicado em diferentes fases do projeto.


Os tipos de sistemas utilizados são:


BIM - centraliza informações, tornando os projetos mais precisos.

ERPs - disponibiliza informações estratégicas organizadamente.

Drones - capturam dados/imagens aéreas.

IoT - fornece dados de equipamentos em tempo real.


Há outro sistema que foi desenvolvido pela Celere para otimizar a gestão de uma obra, o Budget Analytics. Ele foi criado com Inteligência Artificial e Bid Data para diminuir os custos e aproveitar o orçamento disponível de forma mais eficaz.


Por meio dele é possível traçar estratégias alternativas, adaptadas aos dados disponíveis. Entre eles, estão disponíveis informações precificadas de cada insumo envolvido, para que assim o projeto possa ser concluído, independente da planta ou orçamento.


Por isso, é possível saber como que cada alteração no projeto pode impactar o resultado final. Isso permite modificar cada ambiente, diminuir a sala e aumentar a sacada por exemplo, sabendo o quanto essa alteração pode custar.


Além disso, a otimização de custos também pode ser aplicada na gestão de energia e água. Eles têm sistemas que controlam a iluminação, elevadores e até o ar-condicionado. Dessa forma, eles são ligados apenas quando há necessidade de uso ao identificar presença de pessoas no local.


INOVAÇÕES NOS PRÉDIOS INTELIGENTES


Como explicamos acima, os prédios inteligentes têm acesso a todo tipo de sistemas que podem automatizar processos. Isso pode ser visto no autoatendimento de prédios, onde o visitante se cadastra com antecedência para não precisar passar por uma recepcionista.


Essa automatização permite reduzir o quadro de funcionários, diminuir o tempo de espera e ainda pode aumentar a qualidade dos procedimentos. Dessa forma, também está ligada ao sistema de armazenamento de dados em nuvem. Assim sendo, essa ação auxilia a conservação de documentos importantes para a contratação de serviços e manutenções.


O monitoramento remoto é outra vantagem dos prédios inteligentes. Ele vai além de um simples sistema de alerta que notifica que algo está ocorrendo no local. Assim, você tem acesso às câmeras em tempo real e ainda tem disponível quais ações podem ser tomadas para controlar a situação.


Algumas dessas medidas podem ainda ser realizadas de forma automática. Como em um caso de incêndio, por exemplo, todas as portas são automaticamente abertas para a saída de pessoas e o local é isolado para que não atinja outros ambientes.


Há várias formas inteligentes para os dados serem utilizados no seu negócio. Precisa de otimizar processos, aumentar as vendas ou de ajuda com a tomada de decisões?


Entre em contato para conhecer nossas soluções!


bit.ly/whatstechnite


Siga nossas redes sociais:


Facebook: www.facebook.com/pg/TechniteSolucoes/


Instagram: www.instagram.com/technite_solucoes/


Linkedin: linkedin.com/company/technite

11 visualizações