©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

COMO FICAR SEGURO USANDO WI-FI PÚBLICO

Nos tempos atuais, estamos todos conectados e está cada vez mais fácil adquirir dispositivos móveis com acesso à internet.


A partir desse ponto, é muito mais comum encontrar redes públicas sem fio em diversos lugares: bares, restaurantes, shoppings e até em pontos turísticos por algumas prefeituras, sendo uma solução comum para quem não tem plano móvel ou não quer gastar seu pacote de dados.


Embora isso seja aparentemente um benefício inocente, é importante saber que utilizar as conexões públicas pode deixar vulneráveis as suas informações pessoais.

O motivo é o fato de, pelas redes serem públicas, qualquer pessoa tem acesso. Ou seja, até aquelas que estão interessadas em roubar senhas e dados importantes para utilizá-las de maneira a tirar vantagem disso.


Pensando nisso, enumeramos algumas dicas para ajudar você a ter segurança caso precise usar alguma rede Wi-Fi pública.

Estas ações vão diminuir as chances de você ter seus dados vazados e ter uma surpresa desagradável por apenas ter conectado seu celular no Wi-Fi desprotegido da sua lanchonete preferida, por exemplo.


Então, vamos ao que interessa:

Dica 1: Transações bancárias podem ser interceptadas.

Deixe para realizar procedimentos pessoais e importantes numa rede privada e de sua confiança;


Dica 2: Mantenha seu navegador de internet e o sistema operacional de seu celular sempre atualizados.


Dica 3: Desabilite o compartilhamento de arquivos de seu dispositivo: fazer isso é muito simples e pode evitar que arquivos pessoais, como fotos, por exemplo, sejam compartilhados acidentalmente. Veja como a seguir:


No Windows: no seu Painel de Controle, acesse a "Central de Rede e Compartilhamento". Abra as "Configurações de Compartilhamento Avançadas" e marque a opção "Desabilitar Compartilhamento de Arquivo e Impressora";

No Mac: acesse suas "Preferências de Sistema", selecione o ícone "Compartilhamento" e desmarque a opção "Compartilhamento de Arquivos".


Dica 4: Utilize uma VPN. Isso garantirá que os dados enviados pelo seu dispositivo sejam criptografados e mais difícil para alguém ter acesso. Existem VPNs gratuitas.


Dica 5: Desconecte-se de suas contas ao sair, e dê ‘esquecer’ na rede Wi-Fi utilizada.

Sem rastros, sem problemas futuros.


Seguindo estas cinco dicas você pode aproveitar as redes públicas com mais segurança e se manter conectado!


Ah, e caso você tenha se preocupado sobre a segurança do Wi-fi de sua empresa, saiba que nós somos especializados em garantir a segurança e conforto de nossos clientes.

Quer fortalecer e se prevenir de ataques e informações cruciais sendo vazadas?

Chame nossa equipe e deixe que nós protegemos seus dados!

Venha para o futuro com a Technite.

Acesse o link e entre em contato conosco bit.ly/whatstechnite ;)


1 visualização