©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

Como fazer uma limpeza geral no computador?

Você já deve ter percebido que seu computador não é a mesma máquina poderosa de antes. Arquivos e aplicativos se multiplicam e acumulam. Eles não só pesam no computador como atrapalham a busca por dados importantes.


Seu computador merece uma atenção especial, já que armazena todo tipo de informação, até as que você não precisa mais.


Para que você não sofra mais com arquivos perdidos ou com a troca deles, listamos algumas dicas para você fazer uma limpeza geral no computador, confira:


LIMPEZA DO HD


O primeiro lugar em que você deve começar a limpeza é no disco rígido. Durante o uso, os programas arquivam comandos e dados temporários, como se fosse um rastro de tudo o que é feito no computador.


Você consegue apagar esses arquivos pelo próprio sistema do Windows. Na barra de tarefas, pesquisa por Limpeza de Disco e abra o programa. Em seguida, selecione os tipos de arquivos que deseja apagar e confirme a opção no botão “OK”.


Mas tenha cuidado nesse processo, uma vez que os dados são excluídos, não há como recuperá-los. Então antes de removê-los, leia descrição dos itens.


Ainda na aba de Limpeza de Disco, vá em “MAIS OPÇÕES” para excluir programas que você não utiliza mais. Clique em cima dele e depois em “DESINSTALAR”. Nessa etapa, você terá que remover os programas um de cada vez.


DESFRAGMENTAÇÃO DO DISCO


Eventualmente, o sistema do Windows fragmenta alguns arquivos, espalhando-os pelo disco rígido durante o uso. E isso acaba atrapalhando o desempenho do seu computador, pois ele leva mais tempo para achar as informações necessárias para concluir os comandos.


Para reorganizar esses dados, pesquise novamente na barra de tarefas por “DESFRAGMENTAR E OTIMIZAR UNIDADES”. Escolha a opção de “UNIDADE C:/” e em seguida em “ANALISADOR”. Espere a análise terminar e clique em “OK”.


Não se assuste, esse processo costuma demorar algumas horas se você nunca fez essa limpeza ou utilize muito o seu computador, já que terá acumulado mais arquivos fragmentados.


Repita esse passo a passo algumas vezes por ano e seu computador está livre de arquivos indesejados e funcionará bem melhor.



Quer receber mais dicas sobre tecnologia?


Leia os outros artigos do nosso blog!

1 visualização