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Como é feito o tratamento de dados no BIG DATA? - Parte 1

Utilizar o BIG DATA no seu negócio é uma forma inteligente de destacar e conquistar mais espaço no mercado de trabalho.


Ele tem essa capacidade, pois sua análise mostra o caminho correto para as decisões, por meio da leitura de dados.


Para o tratamento de dados ser mais preciso, eles são divididos em 3 V’s: Volume, Velocidade e Variedade de informações.


A quantidade de dados coletados se refere ao Volume. O tempo para a criação e organização deles está relacionado à Velocidade. Já a Variedade diz respeito sobre sua origem.


Então, por onde começa o tratamento de dados?


COLETA DE DADOS


A primeira etapa é estabelecer o objetivo do BIG DATA na sua empresa para definir de onde os dados serão coletados.


Após as metas serem definidas, os dados podem ser coletados de diversos lugares. Alguns deles são:


- Cliques em anúncios nas redes sociais ou páginas de busca;


- Histórico de pesquisas;


- Login de usuários em sites;


- Localização (GPS) de dispositivos móveis;


- Históricos de compras em e-commerces.


LIMPEZA E MINERAÇÃO DE DADOS


De certa forma, o tratamento de dados se inicia nesta etapa. A análise está a alguns passos para a frente, porém aqui já é possível identificar informações que podem comprometê-la.


Saiba mais sobre a coleta de dados clicando na imagem.

É um pré-tratamento que avalia a relevância dos dados, pela aplicação de métodos estatísticos que definem critérios para a análise.


Assim, são removidos dados inconsistentes, conhecidos como anômalos, que podem ser valores duplicados ou nulos.


Já a mineração de dados é onde começa o tratamento, o processo em que identifica padrões, por meio da Inteligência Artificial.


Aqui, os dados passam a ser analisados de forma puramente estatística, relacionando os padrões de comportamento.


A partir desse tratamento de dados inicial, o BIG DATA toma como direção os objetivos da empresa para começa a análise de conteúdo.


Por meio desse estudo, você pode ter acesso a insights que mostrarão o caminho para decisões assertivas no seu negócio.



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