©2018 by TECHNITE CONSULTORIA EM SOLUCOES DIGITAIS LTDA

A revolução do 5G. Seria o fim da internet fixa convencional?

A quinta geração da internet móvel no mundo, o 5G, que terá grande impacto na velocidade de tráfego e na abrangência de uso de dispositivos Internet das Coisas (ou, em inglês, IoT - Internet of Things) já está sendo testada em alguns países e vem trazendo resultados muito interessantes, porém a sua implementação deve demorar mais do que pode parecer.


A velocidade que pode ser alcançada em uma conexão 5G é de teóricos 20 Gbps, porém o alcançado no mundo real, de acordo com os testes realizados até o momento, foi de até 4,5 Gbps. Mas não se engane, pois, a essa velocidade, é possível fazer um download de um filme FullHD de duas horas e meia de duração (aproximadamente 2,4 GB) em apenas 1 minuto e 13 segundos. (Uau)

A Verizon, provedora de Internet nos Estados Unidos, está fornecendo, em fase de testes, aparelhos 5G fixos, anunciados em outubro de 2018, para concorrer com a banda larga comum em áreas densamente populadas onde a disponibilidade de internet convencional é limitada ou a velocidade seja muito baixa.


A principal vantagem em utilizar esse tipo de serviço é o fato de não se necessitar de um cabeamento físico do provedor até o usuário final e, também, por ser um aparelho fixo (ao invés de um telefone móvel), não há oscilação do sinal, tendo em vista que estará constantemente dentro do alcance da antena de transmissão.


O 5G não está disponível em aparelhos móveis no momento, pois há a necessidade de uma ampla expansão de estrutura com a nova tecnologia e, também, pouquíssimos smartphones ou outros aparelhos conseguem utilizá-lo.


Vivo Box 4.5G

No Brasil o 5G ainda não está sendo implementado, mas a tecnologia 4G está bem estabelecida, com ampla cobertura de grandes operadoras. A Vivo disponibiliza o serviço de internet como alternativa à Banda Larga, principalmente em áreas com pouca disponibilidade da mesma. O produto é o Vivo Box. Utilizando o sinal 4.5G ou 4G com velocidades muito superiores às disponibilizadas por grande parte dos provedores e conexão via cabo Ethernet ou Wi-Fi, o Box é uma ótima opção para ter conexão, mesmo sem fio.


Portanto, percebe-se a necessidade de muitos usuários de acesso a uma internet de melhor qualidade e o fato de mais empresas disputarem o mesmo cliente traz benefícios a todo o mercado consumidor: a concorrência traz mais qualidade e preços menores.

Fontes:

Hate your Comcast broadband? Verizon might sell you 5G home Internet. [BRODKIN, Jon. ARS Technica. Disponível em <https://arstechnica.com/information-technology/2018/10/hate-your-comcast-broadband-verizon-might-sell-you-5g-home-internet/> Acesso em 10/10/2018]

3 visualizações