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4 passos para definir a rotina de backup de seus dados :

A falta de backup em uma empresa pode ter efeitos diversos: desde a interrupção dos serviços por um curto tempo até mesmo a falência, caso estes dados sejam de extrema importância ou sigilo.


Como diz o ditado: é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter, não é mesmo?

Para facilitar a criação desta rotina, trazemos alguns pontos a serem observados e avaliados para que os backups sejam realmente eficazes e não te deixem na mão.


Ponto 1: quantidade de dados.

O tempo de criação da cópia de segurança está ligado diretamente à quantidade de informações que deverão fazer parte dela. E, como todas as interações diárias de uma empresa geram dados, é importante saber quantitativamente este volume.

Caso a quantidade de dados seja muito grande ou caso existam diversas fontes de dados, o interessante seria, então, separá-los e criar mais de uma rotina de backup.


Ponto 2: informações sensíveis.

Informações sensíveis tendem a necessitar de um maior número de backups, pois elas podem mudar rapidamente (várias vezes ao dia). Dessa forma, sua periodicidade deve ser maior.

Um exemplo prático é imaginar que, para a base geral da empresa, você pode definir a criação de um backup todos os dias ao final do expediente. Já para dados sensíveis, se faz necessário aumentar essa periodicidade, realizando as cópias duas, três ou mais vezes ao dia a depender das mudanças na base de dados.


Ponto 3: como realizar a transferência?

Cópias de backup, a depender dos dados copiados, podem ser muito grandes e dificultar uma transferência. O destino preferido e mais indicado pelas empresas a se usar é a nuvem, por isso é importante ter servidores que aguentem esta transação.


Ponto 4: onde salvar os backups?

Um ponto importante a se destacar é que contar com mais de uma cópia de cada base de backup pode ser crucial, pois esses dados também estão sujeitos a se perder, ser corrompidos ou qualquer outro evento que inviabilize o seu uso.

Por isso, o ideal é contar com no mínimo três locais para o armazenamento de suas cópias de segurança: a nuvem, um servidor local e um HD externo (ou máquina fora do ambiente da empresa).


Todos estes pontos podem ser usados para garantir segurança, acessibilidade e fluidez da rotina de backup de seus dados, mas para isso é importante ter uma equipe de confiança e com expertise para achar a solução ideal para a quantidade e disponibilidade exigidos por sua empresa.

Que tal deixar este planejamento e execução com nossa equipe e não se preocupar mais com problemas que podem ocorrer em seu sistema e causar perda de dados importantes e cruciais para o andamento e progresso de seu negócio?

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