As soluções de Business Intelligence são ferramentas importantes para o crescimento e otimização de qualquer processo dentro de uma empresa. O BI no setor de educação é um grande aliado para corrigir as falhas de integração de informações e comunicação entre os colaboradores, o corpo docente e discente.

Mas como que ele pode ser utilizado? O software dá todo o apoio necessário às tomadas de decisão, por meio da análise e compartilhamento dos dados. Boa parte dos problemas das instituições de ensino reside numa coleta de informações desfocada e monitorada incorretamente.

Então, o BI no setor da educação tem o papel de melhorar a produtividade dos envolvidos e de evitar erros que comprometam a administração (rentabilidade) ou o desempenho pedagógico.

Saber gerenciar uma instituição de ensino é o que garante seu crescimento, reconhecimento e sobrevivência no meio. Assim sendo, ela precisa de um bom plano de gerenciamento e infraestrutura para reter seus alunos e gerar lucro para o próprio investimento da organização.

Principalmente quando precisam se adaptar rapidamente a novos panoramas, como o que estamos vivenciando com a pandemia do Coronavírus. O ensino EAD é o recurso em as instituições estão se apoiando para continuar oferecendo seus serviços.

Continue lendo o blog de hoje para entender como é a atuação do BI no setor de educação.

ADMINISTRAÇÃO E TOMADAS DE DECISÃO

Todos os setores estão enfrentando uma crise financeira, por isso é necessário investir seus recursos nas áreas certas. O tempo é um deles que precisa ser poupado, pois seu mal gerenciamento pode acarretar em outros problemas.

Enfim, na gestão escolar se faz necessário avaliar as despesas e otimizar os custos para a atender a demanda com eficiência. Há algum tempo já vem sendo discutido o uso de tecnologia nas salas de aula, o que beneficia a forma de aprendizagem dos alunos.

Você pode ler mais sobre isso neste artigo

Quanto ao uso do Business Intelligence nas tomadas de decisão, ele pode otimizar processos simples, porém simples. Como por exemplo automatização do pagamento de matrículas, mensalidades, fluxo de documentos, organização do dia escolar e validações de outros processos.

Gerenciar a instituição em uma ferramenta própria de BI é o que vai garantir uma coleta de dados adequada para um tratamento e análise assertiva. Assim, uma vez que essas informações estão concentradas em só lugar, o investimento e adaptação pode ser feita mais rapidamente.

Em tempos mais escassos, a estratégia de uma instituição está na retenção de alunos e o Business Intelligence pode te ajudar com isso. Pelos dados já existentes é possível avaliar a imagem das organizações vistas pelos pais e alunos para aprimorar seus métodos pedagógicos de de gestão.

Contudo, como se adaptar em um momento em que é necessário reduzir custos? Fazendo mais com menos. Veja abaixo algumas funcionalidades do BI no setor de educação:

• Analisar o desempenho dos alunos para reformular a grade curricular, conforme necessidades e tendências.

• Acompanhar a carga horários dos alunos, quantidade de turmas e de professores para cada matéria. Dessa forma, a admissão do corpo docente estará de acordo com as necessidades e expansão das matrículas.

• Avaliar o desempenho acadêmico em conjunto à gestão escolar, para nivelar os efeitos.

• Administrar a quantidade de matrículas com as compras de recursos necessários para o gerenciamento das aulas.

As universidades já estão mais familiarizadas com as soluções de Business Intelligence. Mas outras instituições de ensino ainda enfrentam os mesmo problemas com a gestão escolar.

Quer saber mais como o BI pode ajudar a sua empresa?

Acesse: www.technite.com.br/bigdata

Acompanhe nossas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/pg/TechniteSolucoes/

Instagram: www.instagram.com/technite_solucoes/

Linkedin: linkedin.com/company/technite

1 Comment

  1. admin

    This plugin has some additional features when compared to the rest above, the most important ones are its ability to generate custom taxonomies and custom post types automatically.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *