O meio corporativo precisa utilizar todos os recursos disponíveis a seu favor para permanecer competitivo no mercado. Por isso, a implementação de pesquisas de mercado no Big Data pode se tornar um diferencial na construção de uma solução de Business Intelligence.

Mas é claro que para a pesquisa ter um efeito positivo, precisa contar com uma análise de dados eficiente. Apenas assim sua utilidade poderá ser aproveitada nas tomadas de decisão. Afinal, se os dados forem interpretados incorretamente ou parcialmente, o resultado poderá prejudicar as estratégias da empresa.

Portanto, são os próprios analistas e cientistas de dados que se responsabilizam pela leitura. É possível aplicar diferentes análises para que, da mesma forma, identificar padrões nos feedbacks. Pode ser por Agrupamento em similaridades, Nuvem de palavras com termos mais citados ou Volume de respostas.

Então, continue acompanhando o blog para entender melhor como funciona a relação entre pesquisa de mercado no Big Data.

PESQUISA DE MERCADO NO BIG DATA

A pesquisa de mercado também é uma fonte importante para a construção de soluções de BI. Ela tem muito a agregar para as análise de tendências do consumidor e do mercado.

Abordar diretamente seus consumidores é um método que pode entregar informações que não estão disponíveis no meio digital. Mas não se confunda! Não quer dizer que ele é mais valioso do que o Big Data. É a combinação dos 2 que faz o resultado ser tão benéfico às empresas.

Como é previsível imaginar, em questionários, formulários e entrevistas é possível que os indivíduos não respondam com total honestidade. Não inteiramente de propósito, mas é normal ocultar alguns tipos de informações.

Então é aí que a análise de dados entra em ação. Ela é capaz de avaliar se as respostas condizem com a coleta de dados dos outros meios e categorizar ainda mais as respostas e padrões.

Há diferentes plataformas que possibilitam a empresa entrar em contato e entrevistar os clientes ou público-alvo em geral, como o Opinion Box ou SurveyMonkey. Após essa etapa, as informações são passadas adiante, para ser implementada na construção de uma solução de BI.

PESQUISA DE MERCADO E BUSINESS INTELLIGENCE

A própria Fiat é um exemplo de marca que uniu os 2 métodos para desenvolver o novo Uno. No ano de 2011, precisava personalizar o produto, que atendesse a todas as necessidades dos consumidores.

A Fiat utilizou as redes sociais para realizar uma pesquisa de mercado com seus seguidores. A coleta de dados foi analisada pelo Business Intelligence, que conseguiu extrair as principais exigências do público.

Aliás, a marca acabou utilizando os resultados para entender melhor sobre seu posicionamento no mercado de forma mais profunda e aplicar em futuras campanhas. Não à toa, o novo Uno recebeu diversos prêmios, inclusive o de Carro do Ano, em 2011, pela revista Auto Esporte.

COMO ENTENDER MELHOR O MERCADO?

Há diversas plataformas e métodos disponíveis para as empresas compreenderem melhor as necessidades de seus consumidores, seja em tempo real ou não. Contudo, aliar as ferramentas possibilita entender melhor a experiência do consumidor e da jornada de compra.

Aliar pesquisa de mercado e Big Data é uma estratégia eficaz para acompanhar o comportamento do público, como interagem com as marcas, quando e como consomem e avaliam produtos. Colete seus rastros digitais e pergunte diretamente a ele o que quer.

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